Manuel Furtado dos Santos
Investigador. Doutorando em História da Arte Contemporânea.
É Bolseiro FCT – IHA e está a fazer o seu Doutoramento em História da Arte Contemporânea na NOVA FCSH. É Mestre em Belas-Artes (Central Saint Martins) e licenciado na mesma área pela Coventry University. Iniciou o projeto MUTE em 2014, tendo definido a sua programação, concebido o próprio espaço físico e criado os objetivos dessa plataforma de arte contemporânea.
Investiga e ensina em Portugal desde 2008 na área da História da Arte, Estética e Teoria da Arte. Publicou, recentemente, um artigo na revista Arte e Ensaios da Universidade Federal do Rio de Janeiro: O Antropoceno e os Oxímoros tecno-sublimes na Arte Contemporânea.
Manuel Furtado é voluntário na MãoSimMão, estando a conceber um podcast intitulado Cordas Vocais com o Simão Costa. Também dá feedback e estímulo teórico aos artistas em processo de criação e escreve pontualmente para publicações tal como fez com o texto 10 anos e 10 minutos (livro dos 10 anos de carreira de Yola Pinto e Simão Costa).
Um dos objetivos de médio-longo prazo desta participação é contribuir para criar um corpo de pensamento que ajude a definir transdisciplinaridade na criação artística.