Simão Costa

image

Diretor Artístico. Fundador da MãoSimMão.

Simão Costa é pianista, compositor e artista transdisciplinar.

Trabalha o seu “piano aumentado” com imanes, motores e indutores, desde 2006. Editado pela Shhpuma em 2014 e Cipsela Records em 2021. Explora o som como material plástico, fenomenológico, visual e cultural. Práticas incluem composição, improvisação, código, circuit bending e sonorização de dados. Expõe, na área das artes visuais, individual e coletivamente, desde 2007.

Abraçando a composição musical, em conjunto com as artes digitais e interativas, abre caminho a um percurso multidisciplinar, com forte relação com outras disciplinas artísticas, a ciência e a tecnologia.

É membro fundador e diretor artístico da MãoSimMão — Associação Cultural, tendo desenvolvido projetos de criação, assinando a solo ou em cocriação com outros artistas. Mantém colaborações regulares [coletivos] com: Marta Cerqueira (Dança de Materiais Inertes), João Calixto (ISAsoundbox), Yola Pinto (YPSC_Transduction), Ana Trincão, Sónia Moreira (SAS Orkestra de Rádios) e Marco Santos (BeatGlitch).

Podemos encontrar o seu trabalho em palco, em disco, em código, em galeria, museu, na rua, em livro, tocando as áreas da música e artes visuais contemporâneas.

Prepara-se, neste momento, para fazer nascer diversos projetos, entre eles, GRAVE: uma land art, que coloca pianos em fim de vida projetados na eternidade, posicionando-os fora da sua zona de conforto, no meio da natureza. Cantam sozinhos, sem ação humana, alimentados pelo sol (com recurso a tecnologia com painéis solares), poéticos, (des)afinados.